NOTÍCIA

Dor Crônica

Dor Crônica

O tratamento das dores CRÔNICAS (aquelas que duram mais de 2 meses) da coluna vertebral devem seguir um protocolo específico. O tratamento consiste em no máximo 3 etapas, sabendo que só cerca de 5-10% irão precisar fazer uso da última etapa que é a cirurgia.

PRIMEIRA ETAPA:

Consiste em modificações dos hábitos de vida, com a prática da atividade física, fisioterapia e outras técnicas. Em alguns casos, o uso de medicações para dor crônica, pré-gabalina, é a que tem os melhores efeitos demonstrados em estudos. Vale ressaltar que anti-inflamatórios e analgésicos não tratam efetivamente esse tipo de dor, e a automedicação pode causar problemas gástricos.

SEGUNDA ETAPA:

Só está indicada quando não houve a melhora esperada na primeira etapa e consiste na realização de um procedimento minimamente invasivo com uso de agulhas, chamado de rizotomia percutânea. Nesse caso o paciente apresenta uma melhora importante imediata e que pode ser definitiva.

TERCEIRA ETAPA:

Se o quadro piorar, a indicação pode ser cirúrgica. Nesse caso, o tratamento é definitivo para resolver a dor e existem diversas técnicas para as diversas causas de dor crônica. Geralmente optamos pelas técnicas chamadas de Cirurgia Minimamente Invasivas da Coluna, na qual apenas pequenos cortes são feitos e o paciente permanece internado por 24 horas, retornando rapidamente para suas atividades normais.



Todas as notícias
whatsapp
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade