Escoliose

Trata-se de uma deformidade da coluna quando olhamos no plano frontal, ou seja é o desvio lateral da coluna.

Escoliose

É o desvio lateral da coluna, ou deformidade no plano coronal. No entanto, é entendida como uma deformidade nos três planos (axial, sagital e coronal).

A escoliose se devenvolve de forma diferente, dependendo do seu subtipo e dentro do mesmo subtipo ainda há diferenças importantes, relacionadas às doenças que iniciam o processo. Sendo assim temos a seguinte classificação que será detalhada em cada tópico específico:

Escoliose idiopática:

Escoliose neuromuscular:

Escoliose congênita:

Outros tipo: incluem doenças que podem causar escoliose de forma secundária como tumores, infecção, iatrogênica etc.

Os sintomas incluem geralmente uma deformidade que é notada em geral por algum familiar ou durante a prática de atividade física, e pode ter o caráter progressivo, principalmente naqueles que ainda estão na fase de crescimento.

Outros sintomas são dor, déficitis neurológicos como fraquezas e dormências.

O diagnóstico é feito através do exame Clínico, associado a exames complementares de imagem como a Radiografia panorâmica AP e perfil com inclinações, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.

Como são várias as causas de escoliose, e formas de apresentação diversas, inclusive no que se refere à idade de aparecimento da mesma, esse diagnóstico poderá ser suspeitado inclusive por educadores durante a prática de Educação Física ou por avaliaçãoes de médicos de outras especialidades, como o Pediatra (durante a infância) ou o ortopedista geral (durante a adolescência e fase adulta).

O tratamento é individualizado caso a caso e é dependente do tipo de escoliose, magnitude da curva (tamanho da ângulação), idade de surgimento e idade de diagnóstico, além dos sintomas apresentados pelo paciente.

Alguns casos podem ser submetidos a tratamento com uso de coletes e outros casos necessitam de cirurgia para a correção da deformidade ou parada da progressão da mesma.