Cifose de Scheuermann

É uma doença de caráter idiopático que atinge igualmente meninos e meninas com idade entre 8 e 12 anos, que causa cifose progressiva muitas vezes acompanhada de dor nas costas.

Cifose de Scheuermann

Deformidade da coluna vertebral em cifose, que atinge igualmente meninos e meninas com idades entre 8 e 12 anos.

Doença de caráter idiopático, ou seja, sem causa determinada, com padrão de herança autossômica dominante de alta penetrância e expressividade variável.

Em geral o paciente e seus familiares notam a deformidade cifótica da coluna torácica ou tóraco-lombar, de caráter progressivo e muitas vezes acompanhada de dor nas costas.

O diagnóstico é baseado no exame físico e exames de imagem como radiografia, tomografa e ressonância magnética da coluna.

O tratamento conservador está indicado para alguns casos, dependendo do tamanho da deformidade. Nos demais pacientes, o tratamento é cirúrgico.

Aqueles pacientes que são tratados cirurgicamente, podem obter um aumento de até 12cm de altura, dependendo da magnitude da cifose e da possibilidade de correção intraoperatória.

A cirurgia na atualidade é feita sempre com monitorização eletrofisiológica que permite que um médico que está fora da cirurgia, acompanhe o funcionamento de todos os nervos e da medula do paciente, dando muito mais segurança ao procedimento de correção da deformidade.

No desenho gráfico abaixo (não podemos colocar imagem de pacientes por questões éticas) podemos perceber a mudança da postura após a cirurgia.